Vendas de etanol no CS na 2ª quinzena de janeiro têm primeiro aumento na safra, diz Unica
SÃO PAULO (Reuters) - A venda de etanol pelas unidades produtoras da região centro-sul somou 1,36 bilhão de litros na segunda quinzena de janeiro no mercado interno, no primeiro aumento quinzenal da safra 2020/2021 ante o volume comercializado no mesmo período da temporada anterior, apontou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
No mesmo período da safra 2019/20, as vendas somaram cerca de 1,25 bilhão de litros.
No acumulado de janeiro, as vendas de etanol pelas unidades produtoras atingiram 2,61 bilhões de litros, também um ligeiro crescimento ante o total vendido no mesmo mês do ano anterior, de 2,56 bilhões de litros.
As exportações garantiram o aumento em janeiro completo, mais que dobrando para 146,72 milhões de litros, já que os negócios no mercado interno ainda ficaram levemente abaixo do mesmo período de 2019/20.
No mercado interno, as vendas de etanol hidratado atingiram 1,65 bilhão de litros em janeiro deste ano, ante 1,76 bilhões no mesmo mês de 2020.
O volume comercializado de etanol anidro, por sua vez, alcançou 810,05 milhões de litros no primeiro mês de 2021, registrando aumento de 10,53% na comparação com igual período do ano passado.
"O aumento do volume comercializado de etanol anidro pelas unidades produtoras reflete a capacidade destas de atender o volume necessário para a mistura obrigatória, o que reduz a necessidade de importação do biocombustível", disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.
No acumulado desde o início da safra 2020/2021 até 1 de fevereiro, as vendas de etanol pelas empresas do centro-sul acumulam retração de 9,24%, somando 25,92 bilhões de litros, sob o impacto da pandemia.
Contudo, as exportações acumulam alta de 43,49%, totalizando 2,36 bilhão de litros.
As vendas de mercado interno na acumulado da safra tiveram redução em torno de 12,5%, atingindo 23,56 bilhões de litros.
A Unica também divulgou dados da moagem e produção de açúcar e etanol, mas foram residuais devido ao período de entressafra no centro-sul.
(Por Roberto Samora)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.