IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EDP Brasil compra projeto de transmissão de energia no Maranhão

11/02/2021 18h51

SÃO PAULO (Reuters) - A EDP Brasil assinou contrato para a aquisição de um projeto que envolve a construção de uma linha de transmissão no Maranhão, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira.

A empresa controlada pelo grupo europeu EDP Energias de Portugal fechou o negócio junto a um consórcio formado por I.G. Distribuição e Transmissão e ESS Energias Renováveis, e ficará com 100% das quotas da Mata Grande Transmissora de Energia.

A EDP Brasil não informou o valor da operação. Segundo a empresa, o investimento total no ativo está estimado em 88,5 milhões de reais, incluindo as obras e a aquisição.

O consórcio entre I.G. e ESS havia arrematado o projeto (lote 18) em leilão de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho de 2018, com 23,63% de deságio frente à receita anual permitida (RAP) máxima.

O empreendimento envolve a construção de uma linha em tensão de 230 kilovolts com 113 quilômetros de extensão. Ele já possui licença de instalação e deve entrar em operação antes do previsto no cronograma da Aneel (setembro de 2022), de acordo com a companhia.

A EDP disse ainda que a linha está próxima a dois de seus projetos em implementação (lotes 11 e 7), "o que permitirá sinergias de construção e operação".

A transação está sujeita a aprovação pela Aneel e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

(Por Luciano Costa e Gabriel Araujo)