PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Butantan inicia estudo para avaliar impacto de vacinação em cidade do interior de SP

17/02/2021 12h13

SERRANA, São Paulo (Reuters) - O Instituto Butantan iniciou nesta quarta-feira a vacinação de toda a população adulta da cidade de Serrana, no interior do Estado de São Paulo, como um estudo para avaliar o impacto da imunização na pandemia de Covid-19, e os primeiros resultados da pesquisa devem começar a aparecer em 12 semanas.

A previsão é aplicar as duas doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac que está sendo envasada pelo Butantan, nos 30 mil moradores com mais de 18 anos de Serrana, na região de Ribeirão Preto, em oito semanas.

"Isso vai permitir inúmeros comparações, isso vai permitir conhecer em profundidade o que está acontecendo com todos os vacinados, mas também com a pandemia", disse o presidente do Butantan, Dimas Covas, em entrevista coletiva na cidade do interior paulista.

"No final de 12 semanas os primeiros resultados já estarão disponíveis. Nós poderemos tirar as primeiras conclusões, obviamente que serão ainda conclusões preliminares, o estudo prossegue", afirmou.

Covas explicou que a cidade foi dividida em quatro áreas e cada uma delas recebeu uma cor aleatória. Os moradores de cada área serão vacinados ao longo de uma semana, após isso a aplicação acontecerá numa segunda área e assim sucessivamente.

As doses que serão usadas no estudo em Serrana são adicionais às cerca de 100 milhões que o Butantan acertou entregar para o Ministério da Saúde até setembro e que já estão sendo aplicadas no âmbito do Programa Nacional de Imunização.

(Reportagem de Leonardo Benassatto e Eduardo Simões)