IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa se recupera apoiado em commodities, atinge máxima em 4 semanas

17/02/2021 18h45

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa reagiu após uma abertura negativa, com Vale e Petrobras entre as líderes de ganhos, refletindo um repique global dos preços de commodities e menores temores de alta de juros nos Estados Unidos após a ata do Federal Reserve.

O Ibovespa avançou 0,78%, para 120.355,79 pontos, maior nível em quatro semanas. O giro financeiro da sessão, marcada pelo vencimento dos contratos de opções de Ibovespa, atingiu 52,7 bilhões de reais.

A aposta numa recuperação mais robusta da economia global ganhou força, após a divulgação de dados de vendas no varejo e de produção industrial, ambos de janeiro, acima das expectativas no Estados Unidos.

O receio de que um aumento de juro esteja a caminho diante de uma esperada alta da inflação nos EUA, o que manteve os principais índices de Wall Street no vermelho durante boa parte da sessão, foi aliviado à tarde quando na ata da última reunião, o Fed se comprometeu com a política monetária acomodatícia.

De todo modo, no Brasil o aumento da previsão de inflação, explicitada no boletim Focus, fez a maior parte do mercado passar a ver alta da Selic ainda neste ano, diante da "renovação do auxílio emergencial, da desaceleração mais modesta da atividade no primeiro trimestre e da nova alta das commodities no mercado internacional", afirmou o Banco Inter em relatório.

As commodities, aliás, foram a locomotiva do Ibovespa, com alta das cotações do petróleo e de metais, entre outros, levando para cima as ações de empresas domésticas ligadas a elas.

O pregão ainda marcou a estreia das ações da empresa de painéis de publicidade Eletromidia e da companhia de tratamento de resíduos ambientais e geração de biogás Orizon.

DESTAQUES

- EMBRAER disparou 14,1%, após o papel ter atingido ponto gráfico que atraiu novas compras. A companhia divulgou na sexta-feira passada relatório de entregas de aeronaves mostrando aceleração nas entregas de aeronaves no quarto trimestre, embora no ano como um todo os envios aos clientes caíram quase 35%.

- USIMINAS avançou 5,78%, liderando os ganhos do setor de metais e siderurgia, que seguiu a tendência global do setor. Na mesma direção, VALE subiu 2,62%, enquanto GERDAU foi valorizada em 1,45%.

- CSN evoluiu 2,89%, mesmo após o IPO de sua unidade CSN Mineração ter sido precificada no piso da faixa estimada, movimentando 5,2 bilhões de reais, na sexta-à noite. O papel estreia na Bovespa nesta quinta-feira (18).

-PETROBRAS subiu 4,04%, com as cotações globais do barril do petróleo atingindo os maiores níveis desde janeiro do ano passado.

- WEG foi destaque de perdas no índice, caindo 3,1%. ENEVA e ENGIE BRASIL recuaram 3,3% e 2,9%, respectivamente, com o setor ligado a energia elétrica devolvendo parte dos ganhos recentes.

- B3 caiu 1,4%, atingida por realização de lucros após a operadora de infraestrutura de mercado ter divulgado na sexta-feira à noite seu resultado operacional de janeiro, com alta de 58,7% do volume negociado no segmento ações ante mesmo período de 2020.

- ORIZON fechou estável. A oferta inicial de ações (IPO) da companhia saiu a 22 reais por ação na quinta-feira à noite, dentro da faixa estimada pelos coordenadores de 20 a 27 reais por papel.

- ELETROMIDIA, outra estreia do dia, caiu 1,74%. O IPO da empresa, também precificado no dia 11, saiu a 17,81 reais no piso da faixa estimativa dos coordenadores da oferta, que ia até 23 reais por ação.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)