IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia pede à Opep+ que aumente oferta para conter alta nos preços do petróleo

17/02/2021 12h11

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia pediu que a Opep e produtores aliados diminuam cortes de oferta de petróleo, uma vez que a alta dos preços da commodity tem impactado a demanda por combustível no país, terceira maior economia da Ásia, pressionando a inflação, disse nesta quarta-feira o ministro indiano do petróleo, Dharmendra Pradhan.

"Os consumidores indianos que são sensíveis a preços são afetados pelo crescente valor dos derivados de petróleo", disse o ministro, em posicionamento que vem poucos dias antes de um encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados para discussão de políticas.

Os preços do petróleo têm sido apoiados nas últimas semanas pelos cortes de oferta do grupo de produtores, conhecido como Opep+, e por esperanças de retomada da demanda com as vacinas contra Covid-19.

Os preços de varejo da gasolina e do diesel na Índia, que têm pesados impostos, tocaram máximas recorde devido ao recente salto nas cotações globais do petróleo.

A Índia, terceira maior consumidora e importadora de petróleo do mundo, atende mais de 84% de sua demanda por meio de importações.

A demanda por gasolina no país, que havia se recuperado para níveis pré-Covid em agosto, caiu nas duas primeiras semanas de fevereiro, enquanto o ritmo de redução na demanda por diesel aumentou para uma máxima de seis meses, segundo dados preliminares de vendas do setor.

Além do impacto sobre a demanda por combustíveis, os maiores preços do petróleo poderiam potencialmente afetar o crescimento econômico em países em desenvolvimento incluindo a Índia, disse o ministro do país.

"Os preços do petróleo em alta nas últimas semanas têm prejudicado a frágil retomada da economia global, devido à significativa contração na demanda, que pode até refletir o impacto da Covid-19 em seus primeiros estágios."

Pradhan disse que a Índia tem conseguido conter a pressão inflacionária em diversas frentes, "mas não naquelas impactadas pelos preços do petróleo".

No mês passado, a Índia já havia culpado cortes voluntários de produção de petróleo da Arábia Saudita pelo aumento nos preços.

O ministro indiano disse que a recuperação da demanda deveria ser priorizada ante os preços ao menos nos próximos meses. "Estou apelando por uma diminuição nos cortes de produção dos principais países exportadores", afirmou ele.