IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor de metais alivia pressão negativa de Wall Street sobre Ibovespa, Embraer dispara

17/02/2021 14h39

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa mostrava desvalorização na volta dos negócios após interrupção pelo feriado prolongado nesta Quarta-feira de Cinzas, mas essa pressão era atenuada em parte por novos ganhos das ações de empresas de metais.

Às 14h35, o Ibovespa registrava baixa de 0,08%, aos 119.331,59 pontos. O giro financeiro da sessão era de 9,53 bilhões de reais.

A sessão mais curta é marcada pelo vencimento dos contratos de Ibovespa futuro e pela estreias da ação da empresa de painéis de publicidade Eletromidia e da companhia de tratamento de resíduos ambientais e geração de biogás Orizon.

Em Wall Street, investidores realizavam lucros após os principais índices terem atingido máximas recordes na véspera. O mote eram indicadores econômicos divulgados nesta manhã, que vieram acima das expectativas, como o de vendas no varejo e de produção industrial, ambos de janeiro. O mercado aguardam a ata da última reunião do Federal Reserve, previsto para esta tarde.

Por outro lado, ações de empresas domésticas de commodities metálicas refletiam valorização robusta de empresas do setor no exterior, após a gigante Rio Tinto ter divulgado seu melhor resultado desde 2011, com investidores avaliando que a recuperação da economia global deve seguir beneficiando o setor.

A temporada de divulgação de balanços prossegue, com Carrefour Brasil devendo apresentar seus números do quarto trimestre após o fechamento do pregão.

Com esses e outros elementos no radar, como os cenários fiscal e político doméstico, além da ausência dos mercado da China até quinta-feira devido às comemorações do Ano Novo, a expectativa é de liquidez reduzida e volatilidade elevada, afirmou a consultoria de investimentos Levante em relatório.

DESTAQUES

- EMBRAER disparava 11,6%, após o papel ter atingido ponto gráfico que atraiu novas compras. A companhia divulgou na sexta-feira passada relatório de entregas de aeronaves mostrando uma aceleração nas entregas de aeronaves no quarto trimestre, embora no ano como um todo os envios aos clientes caíram quase 35%.

- ORIZON tinha estabilidade. A oferta inicial de ações (IPO) da companhia saiu a 22 reais por ação na quinta-feira à noite, dentro da faixa estimada pelos coordenadores de 20 a 27 reais por papel. - ELETROMIDIA recuava 2,7%. O IPO da empresa, também precificado no dia 11, saiu a 17,81 reais no piso da faixa estimativa dos coordenadores da oferta, que ia até 23 reais por ação.

- USIMINAS avançava 3,1%, liderando os ganhos do setor de metais e siderurgia. Na mesma direção, VALE subia 1,7%, enquanto GERDAU era valorizada em 2%.

- CSN evoluía 1,2%, mesmo após a oferta inicial de ações (IPO) de sua unidade CSN Mineração ter sido precificada no piso da faixa estimada, movimentando 5,2 bilhões de reais, na sexta-feira à noite. O papel estreia na Bovespa nesta quinta-feira (18).

- RUMO caía 3,4%, após a companhia, braço de logística do grupo Cosan, ter reportado na semana passada que teve lucro líquido de 3 milhões de reais de outubro a dezembro, queda de 98,5% ante mesma etapa de 2019.

- B3 caía 1,1%, atingida por realização de lucros após a operadora de infraestrutura de mercado ter divulgado na sexta-feira à noite seu resultado operacional de janeiro, com alta de 58,7% do volume negociado no segmento ações ante mesmo período de 2020.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)