IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bitcoin bate novo recorde e atinge US$1 trilhão em valor de mercado

19/02/2021 17h08

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) - O bitcoin atingiu um valor de mercado de 1 trilhão de dólares nesta sexta-feira, batendo mais um recorde, contrariando advertências de analistas de que se trata de uma anomalia econômica e uma proteção ruim contra queda em preços de ações.

A criptomoeda mais popular do mundo saltou para umrecorde acima de 54 mil dólares nesta sexta-feira, abrindo caminho para uma valorização semanal de mais de 11%. A moeda acumula alta de cerca de 64% até agora neste mês. Às 16h45 (horário de Brasília) subia 5,9%, a 54.624,01 dólares. Os ganhos foram alimentados por sinais de que está ganhando aceitação entre os principais investidores e empresas, desde Tesla e Mastercard a BNY Mellon.

Todas as moedas digitais combinadas têm um valor de mercado de cerca de 1,7 trilhão de dólares.

"Se você realmente acredita que existe uma reserva de valor no bitcoin, então ainda há muitas vantagens", disse John Wu, presidente da AVA Labs, plataforma de código aberto para a criação de aplicativos que usam a tecnologia blockchain, infraestrutura na qual o bitcoin foi criado.

"Se você olhar para o ouro, ele tem um valor de mercado de 9 ou 10 trilhões de dólares. Mesmo que o bitcoin chegue à metade dessa capitalização do ouro, isso ainda significa um crescimento de quatro vezes. Então eu não sei quando ela vai parar de subir", acrescentou.

Ainda assim, muitos analistas e investidores continuam céticos em relação a um ativo digital que não conta com regulação, é altamente volátil e é pouco usado para comércio.

Analistas do JP Morgan disseram que o preço atual do bitcoin está bem acima das estimativas de valor justo. A adoção mais ampla da moeda digital aumenta a correlação do bitcoin com ativos cíclicos, que aumentam e caem de valor com as mudanças econômicas, por sua vez, reduzindo os benefícios de diversificação em criptomoedas, disse o banco em relatório.

"Ativos de criptomoedas continuam a ser classificados como o hedge mais pobre para grandes perdas em ações, com benefícios de diversificação questionáveis a preços até agora acima dos custos de produção, enquanto correlações com ativos cíclicos estão subindo conforme o uso de criptomoedas cresce", disse JP Morgan.

O banco ainda afirmou que o bitcoin é um "show econômico paralelo", chamando a inovação em tecnologia financeira e crescimento de plataformas digitais de crédito e pagamentos como "a história real da transformação financeira na era Covid-19".

(Por Gertrude Chavez-Dreyfuss e Tom Wilson)