IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bitcoin atinge valor de mercado recorde de US$ 1 trilhão

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

20/02/2021 12h46

O bitcoin atingiu o valor de mercado de 1 trilhão de dólares ao subir para mais um recorde na sexta-feira, contrariando os alertas dos analistas de que é um "show do lado econômico" e uma fraca proteção contra uma queda nos preços das ações.

A criptomoeda mais popular do mundo chegou a saltar para uma alta histórica de 56.399,99 dólares, com um ganho semanal de 14%. Ela subiu quase 70% no acumulado do mês e a última alta foi de 8% para 55.664 dólares.

Os ganhos do bitcoin foram alimentados por sinais de que ele está ganhando aceitação entre os principais investidores e empresas, como a Tesla, Mastercard e BNY Mellon.

Todas as moedas digitais combinadas têm um valor de mercado de cerca de 1,7 trilhão de dólares.

"Se você realmente acredita que existe uma reserva de valor no bitcoin, então ainda há muitas vantagens", disse John Wu, presidente da AVA Labs, uma plataforma de código aberto para a criação de aplicativos financeiros usando a tecnologia blockchain.

"Se você olhar para o ouro, ele tem um valor de mercado de 9 trilhões ou 10 trilhões de dólares. Mesmo que o bitcoin chegue à metade do valor de mercado do ouro, isso ainda é um crescimento de 4 vezes, ou 200.000 dólares. Portanto, não sei quando ele para de subir", acrescentou.

O próximo marco será ultrapassar a Alphabet, atualmente avaliada em 1,431 trilhão de dólares, disse Jacob Skaaning, gerente de portfólio do fundo de hedge de criptografia ARK36.

"Provavelmente haverá algumas grandes flutuações ao longo do caminho, mas ainda estou muito otimista e acredito que a tendência de alta continuará por enquanto", acrescentou.

Mesmo assim, muitos analistas e investidores permanecem céticos em relação ao ativo digital altamente volátil e mal regulado, que é pouco usado para o comércio.

Analistas do JP Morgan disseram que os preços atuais do bitcoin estão bem acima das estimativas de valor justo. A adoção convencional aumenta a correlação do bitcoin com ativos cíclicos, que sobem e caem com as mudanças econômicas, por sua vez reduzindo os benefícios da diversificação em criptografia, disse o banco de investimento.

"Ativos criptográficos continuam a ser classificados como o hedge mais pobre para grandes perdas em ações, com benefícios de diversificação questionáveis ??a preços muito acima dos custos de produção, enquanto as correlações com ativos cíclicos estão aumentando à medida que a propriedade criptográfica é incorporada", disse o JP Morgan.

Bitcoin é um "show secundário econômico", acrescentou, chamando a inovação em tecnologia financeira e o crescimento das plataformas digitais em crédito e pagamentos de "a verdadeira história de transformação financeira da era Covid-19".

Outros investidores disseram esta semana que a volatilidade do bitcoin representa um obstáculo para que ele se torne um meio de pagamento comum.