Erdogan diz que volatilidade do mercado não reflete realidade econômica da Turquia
ANCARA (Reuters) - A recente volatilidade nos mercados financeiros não reflete a realidade da economia local e os investidores internacionais devem manter sua confiança na Turquia, disse o presidente do país, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira.
Os turcos que mantêm moedas estrangeiras e ouro em casa deveriam investi-los em instrumentos financeiros, levando-os para a economia e a produção, disse ele em um discurso em um congresso de seu Partido AK, que está no poder.
"A volatilidade do mercado nos últimos dias não reflete os fundamentos, a dinâmica, o potencial e o futuro da economia", disse o presidente.
O valor da lira caiu, as ações despencaram e os rendimentos dos títulos dispararam após a decisão surpresa de Erdogan, anunciada no fim de semana, de substituir o presidente do banco central por um crítico da política monetária apertada. A lira caía para 8,0 por dólar nesta quarta-feira, deixando as perdas desde sexta-feira em cerca de 10%.
"Provamos que somos resistentes a todos os tipos de choques com nossa disciplina fiscal e compromisso com a economia de mercado", disse Erdogan.
Ele acrescentou que a economia vai melhorar com base no investimento, produção, emprego e exportações.
(Por Tuvan Gumrukcu e Ece Toksabay)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.