PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Presidente do BC do Japão oferece visão cautelosa, mas otimista sobre crescimento econômico

30/03/2021 09h24

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, ofereceu nesta terça-feira uma visão cautelosamente otimista da economia, dizendo que as economias global e japonesa estão se recuperando dos danos causados pela pandemia do coronavírus graças às medidas agressivas de estímulo econômico.

Em seminário, Kuroda disse que o crescimento econômico do Japão será "claramente positivo" no novo ano fiscal do país, que começa em abril, graças ao sólido comércio global e à demanda doméstica por bens duráveis.

"A economia global está se recuperando, um movimento que também é visto na economia do Japão", disse Kuroda. "A recuperação econômica dos EUA é positiva tanto para o Japão quanto para o crescimento global."

Mas Kuroda enfatizou a determinação do banco em manter seus fortes estímulos e adotar medidas adicionais de flexibilização "sem hesitação" se riscos ameaçarem a recuperação japonesa.

"Vamos monitorar de perto os mercados, bem como os desenvolvimentos econômicos internos e externos, visto que ainda permanecem várias incertezas sobre o impacto da pandemia de Covid-19", disse Kuroda.

O Banco do Japão divulgará novas projeções trimestrais de crescimento econômico e inflação na sua próxima revisão de juros, nos dias 26 e 27 de abril.

(Reportagem de Leika Kihara)