PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Nunes Marques é sorteado relator de ação sobre impeachment de Alexandre de Moraes

12/04/2021 19h06

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator de uma ação que pede que o Senado dê andamento a um pedido de impeachment contra o colega de corte Alexandre de Moraes apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

O pedido de Kajuru tem como base, entre outros fatos, o que ele considera uma ordem ilegal de Moraes de ter determinado a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi detido após gravar um vídeo com duras críticas e ameaças a integrantes do Supremo.

Kajuru está em evidência após ter gravado e divulgado no fim de semana um telefonema do presidente Jair Bolsonaro no qual eles defendem, entre outros temas, que o Senado dê início ao processo de impeachment de Moraes.

Na mesma conversa, Bolsonaro também disse que uma CPI da Covid precisa investigar governadores e prefeitos, e disse temer um "relatório sacana" da comissão caso a apuração se concentre apenas no governo federal.

O presidente também chamou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de criação da CPI da Covid, de "bosta" e levantou a possibilidade de "sair na porrada" com ele.

Aliados de Bolsonaro se queixaram da forma como a conversa do presidente com Kajuru foi usada e um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), vai apresentar uma representação no Conselho de Ética contra Kajuru.

Alexandre de Moraes é um dos alvo de críticas de aliados do presidente e conduz investigações sensíveis para governistas, como a que investiga as fake news e os chamados atos antidemocráticos.

Por outro lado, Nunes Marques foi o primeiro ministro do STF escolhido por Bolsonaro, na vaga aberta ano passado com a aposentadoria de Celso de Mello.

REAÇÃO

Em outro movimento, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), desafeto de Bolsonaro, apresentou uma ação no Supremo para obrigar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que analise os pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo federal.

Kim quer que seja determinado um prazo para a analise de Arthur Lira, que foi eleito com o apoio de Bolsonaro e tem dado sinais de que não pretende levar adiante qualquer ação referente a impedimento do presidente.

"Bolsonaro é recordista de pedidos de impeachment, já somam mais de 110. Até quando o Arthur Lira ficará sentado sobre eles?", questionou Kim no Twitter.