PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Parlamento Europeu dá apoio inicial a acordo comercial com Reino Unido

O Reino Unido deixou a UE (União Europeia) em 31 de dezembro, após anos de negociações tortuosas sobre suas relações futuras - TOLGA AKMEN / AFP
O Reino Unido deixou a UE (União Europeia) em 31 de dezembro, após anos de negociações tortuosas sobre suas relações futuras Imagem: TOLGA AKMEN / AFP

Philip Blenkinsop

Em Bruxelas

15/04/2021 13h23

As comissões do Parlamento Europeu para relações com o Reino Unido votaram esmagadoramente a favor do acordo comercial e de cooperação pós-Brexit, abrindo caminho para sua ratificação final.

As comissões haviam suspendido a votação em março, em protesto contra as mudanças britânicas nos acordos comerciais na Irlanda do Norte, que Bruxelas diz violar os termos do Acordo de Retirada do Brexit.

O Reino Unido deixou a UE (União Europeia) em 31 de dezembro, após anos de negociações tortuosas sobre suas relações futuras, mas muitos detalhes permanecem obscuros, levando a um mal-estar entre os dois lados.

Os comitês de relações exteriores e comerciais da UE apoiaram o acordo de comércio e cooperação firmado em dezembro por 108 votos a um, com quatro abstenções, disse o Parlamento em um comunicado.

O plenário ainda deve dar sua aprovação e, embora esteja claro que o acerto receberá o apoio da maioria, não há certeza de que os parlamentares o votarão.

O Parlamento tem até o fim de abril para votar o texto, mas disse que quer ver o Reino Unido avançar na implementação do protocolo relativo à Irlanda do Norte.

Se não houver votação neste mês e a aplicação provisória do acordo não for prorrogada, ele deixará de ser aplicável. Restaria ao Reino Unido e à União Europeia negociar tarifas e cotas nos termos da OMC (Organização Mundial do Comércio).