IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tereza Cristina: Meta do governo é entregar cadastro ambiental rural em 2 anos

Tereza Cristina disse que ministério tem tomado ações para ajudar os estados a implementar o Cadastro Ambiental Rural - Guilherme Martimon/Ministério da Agricultura
Tereza Cristina disse que ministério tem tomado ações para ajudar os estados a implementar o Cadastro Ambiental Rural Imagem: Guilherme Martimon/Ministério da Agricultura

Roberto Samora

05/05/2021 12h04Atualizada em 05/05/2021 12h39

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje que tem o objetivo de ver implementado em todo o país, em prazo de até dois anos, o (CAR) Cadastro Ambiental Rural, uma das ferramentas do Código Florestal.

Segundo ela, o ministério tem tomado ações para ajudar os estados a implementar o CAR, importante mecanismo para iniciar um processo que definirá se uma propriedade agrícola está em aderente à legislação ambiental.

"A minha meta é que em dois anos, até o final do governo Bolsonaro, a gente entregue essa ferramenta. Será o maior cadastro ambiental do mundo", disse a ministra, durante audiência em comissão de agricultura na Câmara.

Embora o Código Florestal tenha sido aprovado há cerca de 10 anos pelo Congresso Nacional, menos de 5% dos CARs registrados estão efetivamente validados, afirmou no início de abril o presidente do Conselho Diretor da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Marcello Brito.

A ministra admitiu que o Brasil não tinha em muitos casos as bases para fazer as análises relacionadas ao CAR, citando até falta de pessoal.

Por isso, ressaltou ela, "compramos as bases de dados", que serão entregues as responsáveis pelo processo.

A ministra disse que se reuniu com secretários estaduais de agricultura e de meio ambiente para agilizar o processo, pois cabe aos estados criar seu próprio PRA (Programa de Regularização Ambiental), para que o produtor com seu CAR validado, se tiver alguma pendência ambiental, possa se regularizar antes de aderir ao Prada (Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas), conforme prevê a legislação.