IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa fecha em queda de 0,1% com realização de lucros; bancos sobem

10/05/2021 17h42

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou com uma queda marginal nesta segunda-feira, em meio a ajustes de posições após uma semana positiva, com ações de empresas de tecnologia e comércio eletrônico entre as maiores perdas, enquanto bancos responderam por suporte relevante.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,11%, a 121.909,03 pontos. O volume financeiro somou 31,68 bilhões de reais.

Na máxima, mais cedo, o Ibovespa bateu 122.772,37 pontos, embalado principalmente pela alta dos papéis da Vale, que renovaram recorde intradia na esteira de novo salto dos preços do minério de ferro na China.

Mas as ações da mineradora perderam fôlego, o que deixou o Ibovespa mais suscetível aos movimentos de realização de lucros, após avançar 2,6% na semana passada, recuperando máximas de fechamento de janeiro.

Para o estrategista da Davos, Mauro Morelli, a bolsa paulista seguiu os movimentos em Wall Street, com um tom mais positivo pela manhã e realizando no restante do pregão.

No caso de Nova York, ele atribuiu o movimento a ajustes uma vez que os índices têm batido máximas recentemente, mas também à percepção de que os números de emprego dos EUA da sexta-feira não refletem na totalidade o quadro do emprego norte-americano.

Essa visão, segundo ele, traz receios quanto à inflação nos Estados Unidos e o risco de Federal Reserve ser obrigado a elevar o juro muito antes do que o previsto, dado o aquecimento da economia.

Após renovar recorde, o Dow Jones fechou com variação negativa de 0,04%, enquanto o S&P 500 cedeu 1% e o Nasdaq caiu 2,55%.

A temporada de balanços corporativos no Brasil, que ditou o ritmo do Ibovespa na última semana, também vem carregada nos próximos dias. Apenas na terça-feira, a pauta inclui Klabin, BR Distribuidora, BTG Pactual, Marfrig, entre outros.

Para o sócio e economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, os resultados têm surpreendido positivamente, com exportadoras de commodities confirmando o bom momento e algumas empresas voltadas a setores domésticos apresentando dados melhores do que o esperado.

"Podemos dizer que estamos tendo uma grata surpresa positiva em relação à dinâmica da economia doméstica", afirmou.

DESTAQUES

- VALE ON fechou em baixa de 0,66%, após renovar máxima história intradia mais cedo, a 120,45 reais (+4,3%), na esteira da disparada dos preços do minério de ferro na China, que renovaram recordes nesta segunda. No setor de mineração e siderurgia, USIMINAS PNA subiu 1,04% e CSN ON avançou 0,22%, mas afastando-se das máximas. GERDAU PN encerrou quase estável (+0,03%).

- LOCAWEB ON recuou 5,28%, mais uma vez entre as maiores quedas, após forte valorização em abril e tendo no radar resultado do primeiro trimestre previsto para a noite do dia 12. Ainda no setor de tecnologia, TOTVS ON caiu 2,83%, em movimento que agentes financeiros classificam como rotação entre setores diante da perspectiva de reabertura das economias após a pandemia de Covid-19.

- ITAÚ UNIBANCO PN teve ganho de 1,48%, em outro dia de recuperação, após forte perda no começo da semana passada após divulgação de balanço. BRADESCO PN evoluiu 2,41%. Na contramão, BANCO INTER UNIT caiu 4,87%.

- B2W ON perdeu 4,37%, tendo de pano de fundo balanço na semana passada e ajustes de portfólios dada a perspectiva de reabertura de economias após medidas de lockdown por causa da pandemia de Covid-19 que beneficiaram fortemente o e-commerce. MAGAZINE LUIZA ON caiu 3,47% e VIA VAREJO ON cedeu 1,07%. Ambas reportam balanço nesta semana. Em Nova York, MERCADO LIVRE sofreu um tombo de 6,5%.

- CVC BRASIL ON avançou 5,05%, endossada pela melhora na recomendação por analistas do JPMorgan, para 'overweight', com preço-alvo de 29 reais - um potencial de alta de 21% em relação o fechamento do papel na sexta-feira.

- PETROBRAS PN avançou 1,31%, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no exterior. A companhia - que reporta balanço dia 13 - divulgou nesta segunda que assinou contrato com a Keppel Shipyard para a construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.