IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ata do BCE aponta para grande decisão sobre compra emergencial de títulos em junho

BCE, que já está fornecendo um apoio recorde, vem ajudando a economia da zona do euro, que foi atingida pela recessão em sua pior crise até agora - Cris Fraga/Estadão Conteúdo
BCE, que já está fornecendo um apoio recorde, vem ajudando a economia da zona do euro, que foi atingida pela recessão em sua pior crise até agora Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Balazs Koranyi

14/05/2021 09h03Atualizada em 14/05/2021 09h23

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu prepararam o terreno para uma decisão em 10 de junho sobre o futuro de suas compras emergenciais de títulos devido à Covid-19 quando se reuniram em abril, mas não chegaram a discutir seu próximo movimento, mostrou a ata de sua reunião nesta sexta-feira.

O BCE, que já está fornecendo um apoio recorde, vem ajudando a economia da zona do euro, que foi atingida pela recessão em sua pior crise até agora. Mas uma recuperação robusta, juntamente com um salto na inflação, forçará as autoridades a debater se devem começar a desacelerar o Programa de Compras de Emergência Pandêmica (PEPP, na sigla em inglês) de 1,85 trilhão de euros do BCE.

Os argumentos estão se acumulando de forma bastante uniforme para ambos os lados, sugerindo uma decisão difícil no próximo mês.

"Uma nova avaliação conjunta abrangente deve ser conduzida na próxima reunião de política monetária em junho", disse o BCE na ata da reunião de 22 de abril.

Ainda assim, as autoridades deixaram claro que, mesmo depois do PEPP, o BCE fornecerá bastante suporte nos próximos anos.

"Amplo apoio da política monetária permanece crucial para além do período de pandemia para sustentar a inflação e devolvê-la à meta", acrescentou o BCE.