PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Presidente do BC do Japão sinaliza estar pronto para prorrogar programa de ajuda por pandemia

19/05/2021 09h04

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão avaliará prorrogar seu programa de alívio pela pandemia para além do prazo atual de setembro, se necessário, disse o presidente da autoridade monetária, Haruhiko Kuroda, à medida que o país luta contra um aumento nas infecções por Covid-19 que está afetando a economia.

Kuroda disse que a terceira maior economia do mundo continua no caminho da recuperação, com exportações robustas e lucros corporativos compensando alguns dos danos ao consumo causados pela pandemia.

Mas ele alertou que há grande incerteza sobre o ritmo da distribuição de vacinas, o que pode causar um dano maior do que o esperado na economia.

"Levando em consideração o impacto da pandemia, consideraremos prorrogar ainda mais" o prazo das medidas do Banco do Japão para alívio das tensões de financiamento corporativo causadas pela crise, disse Kuroda em discurso num seminário nesta quarta-feira.

O Banco do Japão aumentou no ano passado as compras de ativos e implementou um programa de empréstimos com o objetivo de canalizar dinheiro para pequenas empresas sem caixa para amortecer o golpe da crise sanitária.