PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Preços do petróleo sobem 1% com dados da economia dos EUA

27/05/2021 18h02

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram 1% nesta quinta-feira, impulsionados por fortes dados econômicos dos Estados Unidos, que compensaram preocupações de investidores com um potencial aumento das ofertas do Irã.

O petróleo Brent avançou 0,59 dólar, 0,9%, para fechar a 69,46 dólares por barril. O petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,64 dólar, ou 1%, para 66,85 dólares o barril.

O número de norte-americanos submetendo novos pedidos de auxílio-desemprego caiu mais que o esperado na última semana, de acordo com informações do Departamento de Trabalho dos EUA.

A economia dos EUA, que no primeiro trimestre teve o segundo maior ritmo de crescimento desde o terceiro trimestre de 2003, está ganhando impulso, com outros dados publicados nesta quinta-feira mostrando que os gastos de empresas com equipamentos aceleraram em abril.

"Isso está nos dando uma atitude de mais risco em relação aos mercados", afirmou Phil Flynn, analista sênior no Price Futures Group em Chicago. "Estamos de novo focando em oferta e demanda."

As perspectivas de um retorno de ofertas iranianas ao mercado têm pressionado as cotações da commodity. O Irã e potências globais negociam desde abril a suspensão de sanções impostas por Washington à República Islâmica, incluindo o setor de energia, em troca da conformidade do país asiático com as restrições à sua operação nuclear.

Essas conversas serão uma grande questão na reunião de 1º de junho da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, conhecidos como Opep+.

(Stephanie Kelly e Bozorgmehr Sharafedin)