Ibovespa sobe com ajuda de Petrobras e volta a se aproximar dos 125 mil pontos
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta sexta-feira, após alguma hesitação mais cedo, aproximando-se de suas máximas históricas e caminhando para mais uma semana positiva, apoiado nesta sessão nas ações da Petrobras e em Wall Street.
Às 11:20, o Ibovespa subia 0,13%, a 124.528,84 pontos. Mais cedo, chegou a cair a 124.284,00 pontos. Na máxima, bateu 124.840,70 pontos. O volume financeiro nesta sexta-feira somava 7,8 bilhões de reais.
Nos Estados Unidos, o S&P 500 subia 0,2%, apesar de dados de inflação acima do esperado, com as atenções voltadas também para aguardado anúncio do presidente Joe Biden sobre orçamento de 6 trilhões de dólares.
"O Ibovespa deve seguir o bom humor de seus pares no exterior e testar os 125 mil pontos", afirmaram os analistas da Mirae Asset Fernando Bresciani e Pedro Galdi.
No Brasil, notícias negativas sobre a situação hídrica também ocupavam as atenções, com algumas reportagens citando a possibilidade de o governo criar um comitê para lidar com risco de falta de energia elétrica ou água para consumidores.
Para o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, contudo, a bolsa paulista deve ter uma sessão alta, ajudado por fatores externos e outros fatores domésticos, "com a preocupação com a situação hídrica devendo ser deixada de lado no momento".
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON avançavam 3,3% e 4%, respectivamente, em meio ao avanço dos preços do petróleo no exterior, além de melhora de recomendação pelo JPMorgan. Analistas do banco elevaram a os papéis da companhia para 'overweight', estabelecendo preço-alvo das ações a 35,5 reais para o final de 2021.
- VALE ON perdia 0,7%, mesmo com a alta do minério de ferro na China, que, porém, terminou a semana em queda com preocupações com o controle das cotações. Todas as ações de mineração e siderurgia do Ibovespa recuavam.
- ITAÚ UNIBANCO PN subia 1%, corroborando o sinal positivo do Ibovespa, enquanto BRADESCO PN desvalorizava-se 0,3%.
- CVC BRASIL ON valorizava-se 2,8%, retomando, após alguns ajustes no mês, a trajetória de recuperação, que já assegura uma alta de 21% em 2021. No setor de viagens, contudo, AZUL PN cedia 4,2% e GOL PN recuava 1,7%.
- EMBRAER ON perdia 2,7%, após renovar mais cedo máxima intradia desde fevereiro de 2020, a 18,03 reais. Em 2021, a ação da fabricante de aviões já acumula elevação de quase 96%.
- BRF ON recuava 2,4%, em semana de ajustes, após disparar quase 29% na semana anterior, que fechou com anúncio da processadora de carnes Marfrig de que comprou cerca de 24% no capital da empresa de alimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.