PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Empresas de telecomunicações nigerianas suspendem acesso ao Twitter

05/06/2021 12h46

Por Chijioke Ohuocha

ABUJA (Reuters) - As empresas de telecomunicações nigerianas bloquearam o acesso ao Twitter neste sábado, após uma diretiva regulatória que visa suspender o gigante das mídias sociais dos EUA por tempo indeterminado, uma medida criticada por ativistas de direitos humanos e diplomatas como uma mordaça à liberdade de expressão.

O governo da Nigéria disse na sexta-feira que suspendeu as atividades do Twitter por tempo indeterminado, dois dias depois que a plataforma removeu um tweet do presidente Muhammadu Buhari que ameaçava punir os separatistas regionais no país da África Ocidental.

O principal órgão da indústria de telecomunicações do país, a Associação de Operadores Licenciados de Telecomunicações da Nigéria (ALTON), confirmou a suspensão.

"Com base nas disposições de interesse nacional... nossos membros agiram em conformidade com as diretrizes da Comissão de Comunicações da Nigéria", disse ALTON.

O ministro da Informação, Lai Mohammed, disse na sexta-feira que o governo agiu por causa "do uso persistente da plataforma para atividades que são capazes de minar a existência corporativa da Nigéria".

Ele não disse como seria a suspensão.

O Twitter, que não foi encontrado para comentar neste sábado, disse um dia antes que estava investigando sua suspensão "profundamente preocupante" pelo governo nigeriano.

(Por Chijioke Ohuocha; reportagem adicional de Alexis Akwagyiram em Lagos)