IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações atingem patamar recorde com Wall Street ignorando dados de inflação mais alta

10/06/2021 11h53

Por Ambar Warrick

(Reuters) - As ações dos EUA operavam em alta nesta quinta-feira, com o S&P 500 atingindo um patamar recorde, conforme investidores duvidavam que o aumento nos preços ao consumidor em maio estimule um aperto precoce da política monetária do Federal Reserve.

O Departamento do Trabalho informou que seu índice de preços ao consumidor subiu 0,6% no mês passado, após alta de 0,8% em abril. Nos 12 meses até maio, o índice acelerou a 5,0%, maior alta anual desde agosto de 2008.

O resultado reflete em parte a queda das leituras do ano passado. Espera-se que esses chamados efeitos de base de comparação se estabilizem em junho.

"Os números vieram um pouco além do esperado, mas não muito fora da faixa... Não acho que isso vá mudar a visão do Fed de manter os juros muito baixos", disse Mark Grant, estrategista-chefe global da B. Riley Financial.

O foco agora é a reunião de política monetária do Fed da próxima semana para mais pistas sobre a posição do banco central em reduzir seu estímulo maciço.

O mercado de trabalho e a inflação são dois fatores importantes para o Fed considerar um aperto e, embora a inflação tenha subido, os dados recentes de emprego foram desanimadores.

Um relatório separado divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho mostrou que o número de norte-americanos entrando com pedidos de seguro-desemprego caiu menos do que o esperado na semana passada.

"À medida que a economia continua a melhorar, muitas pressões do gargalo de oferta começarão a desaparecer. Não acho que haja qualquer razão para o Fed entrar em pânico", disse Scott Brown, economista-chefe da Raymond James em St. Petersburg, na Flórida.

Às 11:47 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,22%, a 34.522 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,515221%, a 4.241 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,68%, a 14.007 pontos.

As chamadas ações "meme", como a Clover Health e AMC, permaneceram novamente voláteis no início da sessão, rondando entre perdas e ganhos.

A GameStop Corp, empresa mais associada ao rali do varejo este ano, caía 9,1%, após a companhia dizer que pode vender novas ações.

(Por Ambar Warrick, Susan Mathew e Sruthi Shankar em Bengaluru)