IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chefes de comércio dos EUA e China irão cooperar para lidar com as diferenças, diz Pequim

10/06/2021 09h06

XANGAI (Reuters) - Chefes de comércio dos Estados Unidos e da China conversaram por telefone e concordaram em promover o comércio saudável e lidar com as diferenças, disse o Ministério do Comércio da China nesta quinta-feira, na mais recente discussão de alto nível.

Ambos os lados reconhecem a importância das trocas comerciais e manterão as linhas de comunicação abertas, informou o comunicado chinês após o ministro do Comércio, Wang Wentao, falar com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo.

"Eles concordaram em promover o desenvolvimento saudável do comércio e dos investimentos e cooperar de forma pragmática para lidar com suas diferenças", disse o ministério chinês.

As duas maiores economias do mundo estão em desacordo em diversas frentes, com o Senado dos EUA aprovando esta semana um amplo pacote de leis com o objetivo de aumentar a capacidade do país de competir com a tecnologia chinesa, atraindo fortes críticas de Pequim.

Na quarta-feira, no entanto, o presidente Joe Biden retirou uma série de decretos da era Trump que buscavam proibir novos downloads dos populares aplicativos WeChat e TikTok, de propriedade chinesa, e ordenou uma revisão do Departamento do Comércio das questões de segurança apresentadas por esses e outros aplicativos.

(Por Colin Qian, Engen Tham e Tony Munroe)