PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Preços do petróleo sobem com recuo nos estoques dos EUA e recuperação de demanda

30/06/2021 16h36

Por Devika Krishna Kumar

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram nesta quarta-feira, em direção a ganhos mensais e trimestrais, após os estoques dos EUA recuarem pela sexta semana consecutiva, e com relatório da Opep prevendo um suprimento insuficiente ao mercado deste ano.

O contrato do petróleo Brent para agosto , que expira nesta quarta-feira, fechou em alta de 0,37 dólar, ou 0,5%, a 75,13 dólares o barril. O contrato para setembro avançou 0,34 dólar para fechar em 74,62 dólares o barril.

Já o petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta de 0,49 dólar, ou 0,7% em 73,47 dólares o barril.

Ambas as marcas de referência estão abaixo das máximas atingidas em 2018 e devem marcar do sétimo mês de ganhos em oito meses. O WTI avançou mais de 10% em junho enquanto o Brent subiu mais dos 8%.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que o Brent pode atingir média de 67,48 dólares o barril este ano, e o WTI de 64,54 dólares, ambos acima da pesquisa de maio.

Os estoques de petróleo dos EUA recuaram na semana passada pela sexta semana consecutiva, com refinarias aumentando a produção em resposta a crescente demanda, conforme afirmou a Administração de Informação de Energia (AIE). [EIA/S]

Os estoques em Cushing, Oklahoma, ponto de entrega para o WTI, recuaram para a mínima desde março de 2020, segundo dados da AIE.

"Com declínio contínuo dos estoques de petróleo em Cushing e a reunião da Opep+ amanhã, eu espero que os preços do petróleo irão aumentar, visto que o mercado está pedindo por mais oferta", disse Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates em Houston.

(Reportagem adicional de Shadia Nasralla e Aaron Sheldrick)