IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes diz que PIB de 2021 vai 'surpreender' e crescer de 5% a 5,5% no ano

Paulo Guedes elevou projeção para o PIB feita anteriormente por ele mesmo - Washington Costa/Ministério da Economia
Paulo Guedes elevou projeção para o PIB feita anteriormente por ele mesmo Imagem: Washington Costa/Ministério da Economia

Por Ricardo Brito

07/07/2021 10h31Atualizada em 07/07/2021 10h33

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o Brasil vai crescer este ano de 5% a 5,5%, exaltando a recuperação da economia brasileira em meio à pandemia de coronavírus.

Em audiência na Câmara, Guedes disse que o país está surpreendendo o mundo.

As projeções econômicas para o PIB de 2021 apontados por Guedes hoje foram maiores do que projeções recentes feitos pelo Ministério da Economia ou pelo próprio ministro.

Em 18 de maio, o Ministério da Economia havia elevado a sua projeção de crescimento do PIB este ano para 3,5%.

Há cerca de um mês, ao tratar da recuperação econômica do país e das recentes revisões de projeções para cima de instituições para o PIB deste ano, Guedes elevou novamente a expectativa. Disse que a pasta ainda mantém cálculo conservador, "entre 4% e 5%" para o PIB de 2021.

Guedes foi inicialmente convocado pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para falar sobre divergências em dados da Previdência apontadas por técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União), mas acabou em sua exposição inicial discorrendo principalmente sobre a atuação do governo na pandemia.