PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Preços do petróleo sobem mais de 2% após queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,43 dólar, ou 1,93%, a 75,55 dólares por barril - Lucy Nicholson
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,43 dólar, ou 1,93%, a 75,55 dólares por barril Imagem: Lucy Nicholson

Jessica Resnick-Ault

09/07/2021 19h00

Os preços do petróleo avançaram pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, com o mercado reagindo à redução nos estoques dos Estados Unidos, enquanto sinais de forte demanda de China e Índia também deram suporte à commodity.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,43 dólar, ou 1,93%, a 75,55 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,62 dólar, ou 2,2%, para 74,56 dólares o barril.

"O mercado está reagindo à queda histórica nos estoques de petróleo dos EUA, além de perspectivas mais fracas de um retorno do petróleo iraniano ao mercado", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago.

Ainda assim, os preços da commodity nos dois lados do Atlântico terminaram a semana com poucas alterações, apesar de flutuações diárias significativas. No início da semana, os preços foram pressionados pelo colapso das negociações de produção entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, incluindo a Rússia, que formam o grupo conhecido como Opep+.

Mas nos EUA os estoques de petróleo e gasolina recuaram, enquanto a demanda pelo combustível atingiu o maior patamar desde 2019, segundo dados publicados pela Administração de Informação sobre Energia (AIE) na quinta-feira, que sinalizaram um aumento na força da economia.

"O relatório de estoques altista da AIE ajudou o mercado a voltar ao azul", disse Stephen Brennock, da corretora PVM. "Claramente, os mercados de petróleo dos EUA estão apertados. No entanto, a única forma de se evitar novas perdas é a contenção da ameaça de uma guerra de preços na Opep+."