PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Ibovespa fecha em alta com setor de mineração e siderurgia

26/07/2021 17h47

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, apoiado principalmente no desempenho de ações de mineração e siderurgia, com Vale subindo mais de 2% na esteira do avanço dos preços do minério de ferro na China.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,76%, a 126.003,86 pontos, tendo ultrapassado os 126 mil pontos no melhor momento do dia. O volume financeiro totalizou 22,6 bilhões de reais.

Na visão do responsável pela mesa de trading de equities da Western Asset, Naio Ino, parte do movimento pode ser um ajuste ao movimento da última semana, quando a bolsa brasileira descolou de pregões no exterior.

Na semana passada, o Ibovespa acumulou queda de 0,72%, enquanto o norte-americano S&P 500 avançou quase 2%.

Ino citou que a safra de IPOs e follow-ons ajuda a pressionar o mercado secundário de ações, com investidores possivelmente vendendo ações de suas carteiras para financiar participações nessas ofertas.

"Hoje, (o mercado) está fazendo um ajuste", avaliou, ressaltando ainda que a semana tem uma agenda importante, incluindo a temporada de resultados, que começa a ganhar tração aqui no Brasil. "O mercado vai ficar de olho."

Agentes financeiros também aguardam reunião do Federal Reserve, que terá seu desfecho conhecido na quarta-feira, com a divulgação do comunicado sobre o encontro seguido de coletiva à imprensa do chair do BC norte-americano, Jerome Powell.

"(O mercado) ainda espera bastante pelo Fed", afirmou o superintendente de operações da mesa de renda variável e sócio da Blue3, Bruno Moura.

Em Nova York, o S&P 500 avançou e cravou uma nova máxima recorde de fechamento, ajudado otimismo em relação a resultados de empresas, embora a cautela antes de uma reunião de política monetária do Federal Reserve tenha atenuado o fôlego.

DESTAQUES

- VALE ON avançou 2,17%, na esteira da alta dos futuros do minério de ferro negociados em Dalian e Cingapura. No setor de mineração e siderurgia, USIMINAS PNA capitaneou os ganhos, subindo 3,56%.

- PETROBRAS PN fechou em alta de 2,73%, conforme o petróleo Brent firmou-se no azul, encerrando com acréscimo de 0,5%, a 74,50 dólares o barril. A companhia convocou assembleia de acionistas para 27 de agosto para eleger membros do conselho de administração.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 1,76%, respondendo por contribuição relevante para a alta do Ibovespa, em sessão positiva para os grandes bancos de varejo do Ibovespa. BRADESCO PN avançou 0,84%.

- JBS ON valorizou-se 2,54%, com as rivais MARFRIG ON e MINERVA ON e apresentando desempenhos mais tímidos, com acréscimo de 1,49% e estabilidade, respectivamente.

- HYPERA PHARMA ON fechou com variação negativa de 0,06%, após reportar na sexta-feira, após o fechamento do mercado, que teve lucro líquido de 470,6 milhões de reais no segundo trimestre, aumento de 18,7% ante igual etapa de 2020.

- TIM ON caiu 2,2% antes balanço do segundo trimestre, previsto para após o fechamento do mercado. Além disso, a superintendência-geral Cade declarou como complexa a venda das operações de telefonia móvel da Oi.

- AMERICANAS ON recuou 5,18%, com o setor de varejo eletrônico como um todo na ponta negativa. MAGAZINE LUIZA ON e VIA VAREJO ON cederam 2,48% cada.

- WDC NETWORK ON perdeu 4,78% em estreia na B3, após a empresa de fornecimento personalizado de soluções de tecnologia da informação e comunicação de alta complexidade fixar preço para seu IPO a 23,20 reais por ação.

- AGROGALAXY ON despencou 22,55%, também em seu debute na bolsa paulista, após a varejista de insumos agrícolas estabelecer preço de 13,75 reais por ação em seu IPO na semana passada.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

PUBLICIDADE