PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Confiança da zona do euro atinge máxima recorde em julho, pico pode estar perto

29/07/2021 08h22

BRUXELAS (Reuters) - O sentimento econômico da zona do euro atingiu máxima recorde em julho, mostraram nesta quinta-feira estimativas da Comissão Europeia, mas a queda no otimismo entre os consumidores e a taxa mais lenta de aumento pode sinalizar que o pico está se aproximando rápido.

O Executivo da União Europeia afirmou em sua pesquisa mensal que o sentimento nos 19 países do bloco monetário subiu a 119,0 pontos em julho, recorde desde que os dados começaram a ser coletados em 1985. Em junho, a leitura de 117,9 já havia sido máxima de 21 anos.

Entretanto, conforme o impacto positivo da reabertura das atividades econômicas começa a perder força e crescem os temores em torno da variante Delta do coronavírus, o sentimento melhorou a um ritmo mais lento.

"Comparado com os últimos meses, a melhora mais recente foi muito mais fraca, sugerindo que o indicador está se aproximando de seu pico", disse a Comissão Europeia em comunicado.

A alta no sentimento geral foi contida por uma queda na confiança dos consumidores, depois de cinco meses de ganhos, em parte devido à avaliação pior das famílias sobre a situação econômica futura e de planos para fazer grandes compras.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

PUBLICIDADE