PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

BOLSA EUA-S&P e Dow renovam máximas recordes com impulso de ações defensivas

16/08/2021 17h13

Por Lewis Krauskopf e Devik Jain

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Dow Jones atingiram nesta segunda-feira novas máximas recordes, à medida que investidores se movimentaram para setores defensivos e ações recuperaram perdas do início da sessão, superando o impacto de dados econômicos mais fracos da China.

Grupos economicamente sensíveis, como energia, materiais básicos e finanças, perderam força após dados indicarem que o crescimento da produção industrial e das vendas no varejo da China desacelerou com força e ficou abaixo das expectativas em julho, com novos surtos de Covid-19 e enchentes prejudicando as operações das empresas no país.

Mas o setor de saúde avançou 1,1%, registrando a melhor performance do S&P 500. Os segmentos de utilities e consumo básico, que também costumam ser vistos como defensivos (menos sensíveis aos ciclos econômicos), também deram impulso aos ganhos do mercado.

Tanto o S&P 500 quanto o Dow engataram a quinta sessão consecutiva com máximas recordes de fechamento, mesmo após terem iniciado o dia em território negativo.

"Há simplesmente volumes enormes de liquidez, volumes massivos de dinheiro por aí, tanto nos balanços das empresas quanto nos bolsos dos investidores privados, e por causa disso, a cada pequena queda as pessoas procuram pechinchas, compram e mantêm o impulso ao mercado", disse Randy Frederick, vice-presidente de trading e derivativos do Charles Schwab em Austin, Texas.

O índice Dow Jones subiu 0,31%, a 35.625 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,262086%, a 4.480 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,2%, a 14.794 pontos.

PUBLICIDADE