PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Wall St tem rali com alívio de temor sobre Fed, mas registra perda semanal

20/08/2021 17h20

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários de Wall Street engataram um rali e fecharam em forte alta nesta sexta-feira, ao final de uma semana tumultuada, diante do enfraquecimento de preocupações de que o Federal Reserve possa dar início ao aperto de sua política monetária "dovish" mais cedo do que o esperado.

Embora os três principais índices de ações dos Estados Unidos tenham terminado a sessão com folga no azul, todos registraram perdas no acumulado semanal, após uma forte liquidação em meados da semana ter interrompido uma sequência de máximas recordes de fechamento do S&P 500 e do Dow.

"No início da semana você via operadores recalibrando suas carteiras antes do comunicado do Fed", disse Matthew Keator, sócio-gerente do Keator Group, uma gestora de Lenox, Massachusetts. "E assim que o comunicado foi divulgado, tivemos um pouco de 'venda no boato, compre no fato'."

Empresas de tecnologia líderes de mercado e megacaps adjacentes, que lidaram melhor do que a maior parte das companhias com a recessão causada pela pandemia, voltaram a dar o maior impulso ao mercado.

Ações de crescimento também foram apoiadas pelos rendimentos dos Treasuries, que terminaram a semana em queda por preocupações de que a crise sanitária possa representar um obstáculo mais longo do que o esperado para a recuperação econômica.

Os participantes do mercado agora focam no simpósio do Fed em Jackson Hole, Wyioming, que ocorrerá na semana que vem e reúne importantes líderes do banco central norte-americano. O mercado busca por pistas do chair do Fed, Jerome Powell, sobre o ritmo esperado de recuperação e um cronograma para o aperto da política monetária do país.

"Em diversas vezes na história o simpósio de Jackson Hole atraiu muita atenção, mas neste ano especialmente", afirmou Keator. "Pode ser que o Fed utilize esta oportunidade para comunicar seus planos para daqui em diante."

O índice Dow Jones subiu 0,65%, a 35.120 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,81%, a 4.442 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,19%, a 14.715 pontos.

(Reportagem adicional de Devik Jain e Medha Singh, em Bengaluru)

PUBLICIDADE