Índice de surpresa econômica global do Citi fica negativo pela 1ª vez em 14 meses
SÃO PAULO (Reuters) - Um índice de surpresa econômica global calculado pelo Citi caiu para território negativo pela primeira vez em 14 meses nesta semana, num momento em que investidores questionam a capacidade de a economia global sustentar uma recuperação em meio ao espalhamento da variante Delta do coronavírus.
O índice recuou a -2 nesta terça-feira, depois de na véspera descer a -1 e na sexta marcar +4. O índice vem em declínio praticamente reto desde 14 de junho, quando bateu 90, máxima desde dezembro de 2020.
Quanto mais negativo o número, mais os indicadores estão vindo abaixo das expectativas do mercado financeiro. Nos atuais patamares, essa medida está nos níveis mais baixos desde junho do ano passado.
Os índices referentes a EUA, China e G10 já estavam em território negativo, mas foi o da zona do euro que se juntou a esse time nos últimos pregões, arrastando o índice global para baixo.
O índice de surpresa econômica para mercados emergentes ainda está positivo em 33,7, mas em queda livre desde meados de junho, quando ficou perto de 90.
O índice para a América Latina está em +21,6, após beliscar +120 em junho.
(Por José de Castro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.