PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

BOLSA EUA-Wall Street fecha em queda por preocupações com Afeganistão e Fed

26/08/2021 17h22

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários de Wall Street perderam terreno nesta quinta-feira, interrompendo uma sequência de fechamentos em máximas recordes, em meio a preocupações com a situação no Afeganistão e temores de uma possível mudança na política monetária do banco central norte-americano --o que desencadeou uma ampla, porém tímida, liquidação nos ativos na véspera do discurso do chair do Fed, Jerome Powell.

Os três principais índices de ações dos Estados Unidos encerraram o dia no vermelho, com S&P e Nasdaq registrando suas primeiras quedas em seis sessões.

A liquidação ganhou força depois de comentários "hawkish" (duros com a inflação) do presidente do Fed de Dallas, Robert Kablan, e de uma explosão nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, o que estimulou aversão a risco no mercado.

Kaplan, que atualmente não é um membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), disse acreditar que o progresso da recuperação econômica justifica uma redução gradual das compras de ativos do Fed a partir de outubro ou pouco depois.

Os comentários de Kaplan vieram depois de o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, dizer que o banco central norte-americano está "se unindo" em torno de um plano para iniciar o processo de corte de estímulos ("tapering" em inglês).

"As declarações de Kaplan causaram um pouco de confusão quanto ao cronograma para o 'tapering', mas na minha opinião o mercado de ações está focado em questões geopolíticas", disse Megan Horneman, diretora de estratégias de portfólio da Verdence Capital Advisors em Hunt Valley, Maryland.

"Há um voo para ativos de segurança durante tensões geopolíticas", afirmou Horneman. "Estou surpresa que o mercado não tenha caído mais, dado o temor de que isso possa tirar o foco da agenda doméstica (do presidente dos EUA, Joe Biden)."

O índice Dow Jones caiu 0,54%, a 35.213 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,582493%, a 4.470 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,64%, a 14.946 pontos.

(Reportagem adicional de Devik Jain, em Bengaluru)

PUBLICIDADE