Confiança do consumidor alemão cai para setembro, aponta GfK
BERLIM (Reuters) - O sentimento entre os consumidores alemães piorou para o mês de setembro, com a aceleração da inflação e o aumento dos casos de coronavírus deixando-os mais hesitantes em comprar, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.
O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para -1,2 ponto para setembro, ante -0,4 ponto no mês anterior. A previsão da Reuters era de uma leitura de -0,7.
"Os preços têm subido rapidamente desde a metade deste ano. Isso tem um efeito moderador no humor do consumidor", disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, em comunicado.
Os preços ao consumidor harmonizados na Alemanha subiram 3,1% em julho na comparação anual, atingindo uma máxima em 13 anos e alimentando um debate sobre se o aumento no custo de vida persistirá.
O crescimento das infecções por coronavírus e um ritmo mais lento de vacinações também afetaram as expectativas dos consumidores para a economia e sua propensão a comprar, acrescentou Buerkl.
(Por Riham Alkousaa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.