PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Consumo de energia na primeira quinzena de agosto avança 1%, diz associação

Resultado confirma tendência de que demanda está maior do que no período pré-pandemia - Ueslei Marcelino/Reuters
Resultado confirma tendência de que demanda está maior do que no período pré-pandemia Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

26/08/2021 15h11

O consumo de energia elétrica na primeira quinzena de agosto avançou 1% em relação ao mesmo período de 2020, para 60.689 megawatts médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira.

O consumo na primeira parte do mês também mostrou um aumento ante 2019, em 1,4%, o que confirma tendência de que a demanda está maior do que no período pré-pandemia.

Para a instituição, o resultado reflete o avanço significativo no mercado livre (ACL) de 7,8% comparado a 2020. Este segmento atende indústrias e grandes redes comerciais e é responsável por 35% do consumo total do país.

Enquanto o mercado regulado (ACR), responsável pelos pequenos comércios, pequenas e médias empresas e os consumidores residenciais, obteve uma redução do consumo de 2,3%, considerando também as cargas que saíram do segmento para o ambiente livre.

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, afirmou que a organização espera menores taxas de crescimento nos próximos meses, visto que já havia uma maior retomada de consumo no segundo semestre do ano passado.

"Aos poucos estamos voltando à normalidade, com patamares semelhantes ao histórico do nosso setor", afirmou Altieri.

No consumo regional, o Espírito Santo foi o Estado que obteve maior aumento em relação ao mesmo mês do ano passado, de 11%, com Sergipe logo após (10%), e Ceará, Maranhão e Piauí igualmente com avanço de 7%.

PUBLICIDADE