PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

PF prende 4 em operação de combate a garimpo ilegal em terra indígena no Pará

26/08/2021 17h14

(Reuters) - A Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante durante operação realizada nesta semana para combater garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, no Pará, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para retirada de invasores da localidade, informou a PF nesta quinta-feira.

Além da retirada de invasores da terra indígena, a operação teve como foco a desativação de garimpos por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários, assim como a repressão de outros crimes ambientais decorrentes da extração ilícita de minérios, de acordo com comunicado da PF.

A ação contou com a presença de cerca de 200 homens das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, da Defensoria Pública da União, Ibama, Funai, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, além quatro helicópteros, sendo três das Forças Armadas e um da Polícia Federal, segundo a PF.

"Ao longo dos trabalhos, diversos garimpos clandestinos de ouro foram paralisados, tendo sido inutilizadas 26 escavadeiras hidráulicas e 67 motores-bombas, além da apreensão de 59 mil litros de óleo diesel e 3 caminhões, sendo um bi trem. Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante delito", disse a polícia.

A PF informou ainda que amostras de ouro foram coletadas e passarão a constar em um banco de dados da Polícia Federal que permitirá a identificação da origem de futuras apreensões do mineral.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

PUBLICIDADE