PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

BOLSA EUA-S&P 500 bate máxima recorde com Powell "prudente" evitando mudança na política monetária

27/08/2021 11h21

Por Devik Jain e Ambar Warrick

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq cravaram pontuações recordes nesta sexta-feira, com o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizando que o banco central dos EUA permanecerá paciente enquanto tenta conduzir a economia de volta ao pleno emprego.

Em comentários preparados para um discurso na conferência econômica de Jackson Hole, Powell disse que as discussões sobre exatamente quando começar a reduzir o programa de compra de títulos de 120 bilhões de dólares mensais continuam em aberto e devem ser ponderadas à luz dos riscos econômicos e à saúde representados pela altamente contagiosa variante Delta do coronavírus.

"Mesmo que muitos dos outros presidentes do Fed tenham se manifestado e dito 'vamos fazer isso o quanto antes', o prudente Powell vai se certificar de que a economia realmente está curada", disse Kim Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners, em Pittsburgh.

"Você não quer deixar as pessoas enjoadas quando está dirigindo uma economia."

Todos os 11 principais índices setoriais do S&P subiam, com energia, materiais básicos e serviços de comunicação em alta de 1% cada.

As ações dos EUA haviam caído e se afastado de máximas de todos os tempos na quinta-feira, devido a preocupações com os acontecimentos no Afeganistão e a sinais "hawkish" (menos amigáveis a estímulos) de autoridades do Fed.

Os três principais índices caminhavam para ganhos semanais, com o Nasdaq, com forte peso de ações de empresas de tecnologia, tentando superar o S&P 500 e o índice de blue chips Dow Jones.

Às 11:52 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,66%, a 35.446 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,651902%, a 4.499 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,78%, a 15.063 pontos.

(Por Devik Jain e Ambar Warrick)

PUBLICIDADE