PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Encomendas à indústria alemã aumentam com forte demanda externa

06/09/2021 09h14

BERLIM (Reuters) - As encomendas industriais alemãs subiram inesperadamente em julho, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, atingindo um recorde pós-reunificação e apontando para um começo sólido para o segundo semestre na maior economia da Europa.

Os números divulgados pela Agência Federal de Estatísticas do país mostram que as encomendas de produtos fabricados na Alemanha aumentaram 3,4% no mês, em termos ajustados sazonalmente. Pesquisa da Reuters com analistas apontava queda de 1,0% no mês.

As encomendas internas caíram 2,5% no mês, enquanto as externas aumentaram 8,0%.

A economia alemã se recuperou no segundo trimestre com uma taxa de crescimento de 1,6% em comparação com os três meses anteriores, com a flexibilização dos bloqueios da Covid-19 estimulando os consumidores a gastar suas economias acumuladas durante o lockdown de inverno (do Hemisfério Norte), que atingiram patamares recordes.

O governo alemão espera que a economia cresça 3,5% neste ano e 3,6% no próximo, embora gargalos no fornecimento e aumento nos casos de coronavírus estejam levando as empresas a adotarem perspectivas mais sombrias. A confiança empresarial alemã caiu pelo segundo mês consecutivo em agosto.

(Por Paul Carrel e Rene Wagner)

PUBLICIDADE