PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Inflação pode levar BCE a apertar política monetária mais rápido, diz Holzmann

08/09/2021 09h18

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu pode apertar a política monetária mais cedo do que muitos esperam já que as pressões inflacionárias podem se provar persistentes, disse o membro do BCE Robert Holzmann em uma contribuição à revista Eurofi na quarta-feira.

O BCE, que se reúne na quinta-feira, mantém a política monetária ultrafrouxa desde o início da pandemia do coronavírus e prometeu um período ainda mais longo de orientação expansionista quando anunciou uma nova estratégia em julho. Mas a pressão inflacionária aumentou mais rápido do que muitos previam.

"Existe a possibilidade de que possamos normalizar a política monetária mais cedo do que a maioria dos especialistas do mercado financeiro espera", disse Holzmann, presidente do banco central da Áustria.

Holzmann disse que vê potenciais pressões de alta nos preços decorrentes da persistência dos gargalos de oferta em todo o mundo, escassez de mão de obra, demanda interna reprimida, dos efeitos das políticas de mudança climática e do aumento da inflação se enraizando nas expectativas.

O BCE deve reduzir o estímulo na quinta-feira ao mesmo tempo em que prometerá forte suporte nos próximos anos.

"Isso não significa que retiraremos a acomodação prematuramente, mas sim que essa acomodação será necessária por um período mais curto do que o mercado espera", disse Holzmann.

(Por Balazs Koranyi)

PUBLICIDADE