PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

BC russo pode aumentar taxas nas próximas reuniões, diz presidente

17/09/2021 09h37

Por Elena Fabrichnaya

SOCHI, Rússia (Reuters) - O banco central da Rússia vai avaliar novos aumentos na taxa de juros em suas próximas reuniões, disse a presidente da autarquia, Elvira Nabiullina, nesta sexta-feira, um sinal "hawkish" depois que o banco aumentou sua taxa básica para 6,75% há uma semana.

Nabiullina, falando em uma conferência bancária em Sochi, disse que a taxa básica só poderá retornar ao seu nível neutro de 5%-6% quando o banco central estiver confiante de uma desaceleração estável da inflação.

"Está claro que nossa decisão de julho de aumentar a taxa em 1 ponto percentual ainda não mostrou reação totalmente. Dito isso, consideramos que é possível aumentar a taxa básica em uma ou duas etapas nas próximas reuniões do conselho", afirmou Nabiullina.

O banco central prefere medidas padronizadas a respeito da taxa básica, com ações não convencionais também possíveis em certas circunstâncias, acrescentou ela sem entrar em detalhes.

Conhecido por sua abordagem cautelosa, o banco central russo prefere movimentos em relação à taxa básica de 25 ou 50 pontos base, raramente adotando movimentos mais bruscos.

A inflação permaneceu alta, apesar de cinco aumentos nas taxas de juros neste ano, atingindo uma taxa anual de 6,84% em meados de setembro, maior nível em cinco anos.

PUBLICIDADE