IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Limite noturno para o Pix começa a valer em 4 de outubro, diz BC

Das 20h às 6h, o cliente poderá o recurso para mover, no máximo, R$ 1 mil - Cris Fraga/Estadão Conteúdo
Das 20h às 6h, o cliente poderá o recurso para mover, no máximo, R$ 1 mil Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

23/09/2021 18h44

A limitação de 1 mil reais para operações feitas pelo Pix ou por outros serviços de pagamento entre 20h e 6h começará a valer a partir de 4 de outubro, informou o Banco Central nesta quinta-feira.

Conforme detalhado pelo BC no mês passado, esse limite pode ser alterado em um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas a partir do pedido do cliente.

Resolução aprovada pela autarquia também estabeleceu que até 16 de novembro as instituições devem passar a elaborar relatórios mensais com a compilação dos registros diários de ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraudes na prestação dos serviços de pagamento e das medidas corretivas adotadas.

Esses relatórios deverão ser encaminhados aos comitês de auditoria e de risco, à auditoria interna, à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, se houver.

As novas medidas para aumentar a segurança dos serviços de pagamento vêm após uma série de notícias a respeito do crescimento de crimes, incluindo sequestros relâmpagos, após o advento do Pix, que permite transferências imediatas feitas nos sete dias da semana e a qualquer horário.