PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Temores com China persistem e Ibovespa deve abrir semana em leve baixa

27/09/2021 09h44

SÃO PAULO (Reuters) - Temores dos efeitos de uma crise imobiliária na China sobre as economias local e global mantinham investidores angustiados no início desta semana, com os negócios do pré-mercado indicando abertura em queda do principal índice brasileiro de ações.

Às 9:34, o contrato futuro de Ibovespa com vencimento em 13 de outubro mostrava desvalorização de 0,5%, aos 113.190 pontos.

"As preocupações com o setor imobiliário da China seguem pesando sobre os negócios", afirmou a equipe de pesquisa econômica do Bradesco, em nota a clientes.

Mais cedo, o governo chinês anunciou injeção de 15,5 bilhões de dólares no sistema financeiro com operações de recompra reversa de 14 dias, buscando garantir a liquidez do sistema.

Não bastassem os efeitos do possível calote da incorporadora Evergrande, agora o mercado também passa a avaliar outra possível crise na China, a energética, devido ao aperto da oferta de carvão, que provocou contração na indústria em várias regiões e pesou sobre o crescimento econômico do país.

Controles de emissões mais rígidos também têm afetado a oferta de energia.

(Por Aluísio Alves)

PUBLICIDADE