PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Zona do euro vai discutir impacto econômico da alta dos preços de energia

30/09/2021 14h20

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - Ministros das Finanças da zona do euro vão discutir os altos preços da energia na segunda-feira, temendo que isso possa desacelerar a recuperação, impactar as decisões de investimento e afetar de forma desproporcional os mais pobres, mostrou nota da Comissão Europeia.

A nota, preparada para a reunião dos ministros em Luxemburgo, afirmou no entanto que qualquer resposta precisa determinar primeiro se a alta dos custos de energia é temporária ou permanente.

O Banco Central Europeu acredita que os preços mais caros do petróleo e da eletricidade são apenas temporários e vão cair em 2022, e muitos governos da zona do euro concordam.

Mas os ministros irão discutir a questão separadamente e compartilhar as melhores práticas sobre como lidar com o problema, já que precisam preparar orçamentos para 2022 que serão altamente afetados pelos custos de energia.

"O atual aumento nos preços de energia já está impactando economias e existe a necessidade de discutir o efeito de preços mais altos nos orçamentos nacionais", apontou a nota da Comissão, vista pela Reuters.

"Os tipos de respostas também serão impactados pela maneira como a questão é vista, como um problema de oferta ou de demanda", completou.

Líderes da UE também discutirão o aumento dos preços quando se reunirem em 21 e 22 de outubro.

PUBLICIDADE