PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Bullard, do Fed, diz que empresas dos EUA não apresentam problemas para elevar preços

04/10/2021 12h15

(Reuters) - As empresas norte-americanas estão tendo poucos problemas para aumentar os preços aos clientes pela primeira vez em anos, disse o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, nesta segunda-feira, alertando que a inflação pode permanecer elevada por algum tempo em meio a temores de arraigamento de expectativas mais altas.

Os contatos empresariais de Bullard na jurisdição de seu Fed e em todo o país "tipicamente dizem 'não se preocupe se minha empresa será lucrativa porque vou elevar os preços e não tivemos dificuldade em aumentá-los neste ambiente'", disse Bullard durante evento realizado pelo Fórum Econômico Internacional das Américas.

Bullard está entre os mais assíduos defensores de medidas agressivas para combater a inflação mais alta do que o esperado dentro do banco central dos EUA, e projeta necessidade de dois aumentos de juros já em 2022.

A taxa básica de juros norte-americana permanece próxima de zero, onde esteve desde o início pandemia de Covid-19.

"Estou preocupado com a mudança de mentalidade, eu diria, em torno dos preços na economia e a relativa liberdade que as empresas sentem que possuem para repassar o aumento dos custos aos seus clientes com facilidade. Por anos, esse não foi o caso", acrescentou Bullard.

(Por Lindsay Dunsmuir)

PUBLICIDADE