PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Nasdaq fecha em forte queda com juros dos títulos em alta pressionando "Big Tech"

04/10/2021 17h16

Por Noel Randewich

(Reuters) - Wall Street terminou em queda acentuada nesta segunda-feira, com investidores se desfazendo de ações de grandes empresas de tecnologia e de outros papéis de crescimento em face do aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, enquanto preocupações sobre um potencial default da dívida do governo dos EUA ofereceram outro motivo para cautela.

Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet, as quatro empresas mais valiosas do mercado de ações dos EUA, recuaram mais de 2% cada.

Facebook, a quinta empresa mais valiosa, despencou quase 5%, depois que seu aplicativo e sua plataforma de compartilhamento de fotos Instagram caíram para milhares de usuários, de acordo com o site de rastreamento de interrupções Downdetector.com.

"Para as 'Big Tech', isso é uma coisa de curto a médio prazo, parte de um processo de correção. As taxas (de juros) estavam claramente muito baixas, devido em grande parte às políticas do banco central, e agora, como investidores antecipam que essas políticas serão revertidas, as taxas estão aproximando-se de seu valor real", disse Jack Ablin, diretor de investimentos da Cresset Wealth Advisors, em Palm Beach, Flórida.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) subiram, à medida que investidores se mostravam preocupados com a falta de uma resolução para o teto da dívida no Congresso dos EUA e aguardavam a divulgação de dados de emprego nesta semana. Os números poderiam abrir caminho para a redução das compras de ativos pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse não poder garantir que o governo não violará seu limite de dívida de 28,4 trilhões de dólares, a menos que os republicanos se juntem aos democratas na votação para aumentá-lo, já que os Estados Unidos enfrentam o risco de um calote histórico em apenas duas semanas.

O índice Dow Jones caiu 0,94%, a 34.003 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 1,298588%, a 4.300 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,14%, a 14.255 pontos.

Os fechamentos do S&P 500 e do Nasdaq foram os mais baixos desde julho.

PUBLICIDADE