PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Espanha quer empréstimo de US$1,5 bi de fundo da UE para plano de carro elétrico

13/10/2021 16h41

Por Belén Carreño

MADRI (Reuters) - A Espanha pedirá um primeiro empréstimo no valor de 1,3 bilhão de euros (1,5 bilhão de dólares) do Mecanismo de Recuperação e Resistência da União Europeia (UE) para financiar um plano de produção de carros elétricos, de acordo com o projeto de orçamento para 2022 apresentado ao Parlamento nesta quarta-feira.

"Dependendo do desempenho das taxas de juros nos próximos meses, pode ser do nosso interesse solicitar mais empréstimos", disse a ministra do Orçamento, María Jesús Montero, em entrevista coletiva.

Até agora, o governo havia mostrado interesse em solicitar apenas subsídios do esquema de recuperação da UE de 750 bilhões de euros, do qual a Espanha é um dos principais beneficiários.

A Espanha tem direito a cerca de 140 bilhões de euros, metade em doações e metade em empréstimos, até 2026 para ajudar a reaquecer a economia, que foi duramente atingida pelas medidas de isolamento social.

O governo planeja investir 4,3 bilhões de euros para iniciar a produção de veículos elétricos e baterias. O setor privado pode contribuir com mais 19,7 bilhões de euros para a iniciativa até 2023, de acordo com estimativas do governo.

A Espanha espera receber 19 bilhões de euros em subsídios da UE neste ano.

Em 2022, a proposta de orçamento prevê uma transferência de 18 bilhões de donativos do programa de recuperação.

(Por Belén Carreño)

PUBLICIDADE