PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Atividade no setor privado japonês cresce em outubro pela 1ª vez em 6 meses, mostra PMI

22/10/2021 08h57

TÓQUIO (Reuters) - O crescimento da atividade fabril no Japão em outubro acelerou em relação ao mês anterior, enquanto o do setor de serviços se expandiu pela primeira vez em 21 meses, após um abrandamento das restrições à pandemia de coronavírus no país.

Os fabricantes enfrentaram dificuldades com interrupções na cadeia de abastecimento e aumento da demanda por matérias-primas, o que alimentou a mais acentuada alta nos preços dos insumos em mais de 13 anos, à medida que a crise de saúde continua a impactar a economia global.

A leitura preliminar do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) au Jibun Bank Japan, compilado pela IHS Markit, subiu para 53,0 (com ajuste sazonal) em outubro, de 51,5 no mês anterior.

Os principais componentes da pesquisa mostraram que a produção e os novos pedidos aumentaram graças, em parte, à maior demanda externa.

O número preliminar do PMI de serviços elevou-se a 50,7 (com ajuste sazonal), ante 47,8 do fim de setembro.

O PMI composto preliminar, estimado com base nos setores de manufatura e serviços, subiu para 50,7, contra 47,9 no dado final de setembro e indo ao maior patamar desde abril.

(Por Daniel Leussink)

PUBLICIDADE