IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido reformula tributação empresarial para aumentar investimentos

27/10/2021 11h38

Por Kate Holton

LONDRES (Reuters) - O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, revisou alíquotas de impostos empresariais nesta quarta-feira, cortando tributos para empresas do setor de varejo e hospitalidade, os mais atingidos pela pandemia, ao mesmo tempo que desistiu de um aumento anual planejado enquanto incentiva investimentos em propriedades verdes.

Ao apresentar seu Orçamento ao Parlamento, Sunak disse que não poderia abolir um imposto que arrecada 25 bilhões de libras (34 bilhões de dólares) por ano, mas que tentaria aliviar o fardo sobre comércios como pubs, lojas, restaurantes, academias, cinemas e centros de lazer.

Os impostos empresariais são cobrados de instalações comerciais com base no valor da propriedade, sistema que os proprietários de negócios há muito afirmam dar injusta vantagem de custo para varejistas online como a Amazon.

Sunak disse que, sob o novo sistema, as avaliações de propriedades serão revistas a cada três anos, em vez de a cada cinco, o multiplicador dos impostos empresariais será congelado pelo segundo ano e haverá um desconto de 50% de um ano para negócios no varejo, hotelaria e lazer.

(Por David Milliken e Kate Holton)