Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Redução de imposto de importação é temporária, mas correta, diz Guedes

Paulo Guedes fala em cerimônia no Palácio do Planalto para lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde - Isac Nóbrega/PR
Paulo Guedes fala em cerimônia no Palácio do Planalto para lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde Imagem: Isac Nóbrega/PR

Marcela Ayres

Da Reuters

08/11/2021 10h34Atualizada em 08/11/2021 11h03

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira que a redução de imposto de importação anunciada pelo Brasil na semana passada vai na direção correta, ainda que seja temporária e moderada.

Na sexta-feira, o governo anunciou o corte temporário de 10% das alíquotas do imposto de importação incidentes sobre boa parte das compras externas do país, antecipando de forma unilateral iniciativa em negociação com os parceiros do Mercosul sob o argumento de que o Brasil tem urgência em lidar com a aceleração da inflação.

Ao abrir o seminário virtual 'Mercado Digital Regional do Mercosul', o ministro também pontuou que a modernização do bloco é essencial e que a integração do mercado digital regional é um aspecto fundamental nesse processo.

Guedes destacou que o país está saindo da pandemia, mas o crescimento da dimensão digital segue em ritmo "muito acelerado".

Em breve participação, o ministro voltou a avaliar que o Mercosul ficou para trás na corrida de integração global, pontuando que a revolução digital é "segunda grande oportunidade de relançamento das nossas plataformas".