PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Lira turca marca novas mínimas perto de 10 por dólar

11/11/2021 11h10

Por Ezgi Erkoyun e Nevzat Devranoglu

ISTAMBUL (Reuters) - A lira turca deu continuidade nesta quinta-feira à queda para territórios desconhecidos, tocando nova mínima de 9,975 por dólar depois de o salto na inflação dos Estados Unidos ter exacerbado as preocupações com uma moeda já pressionada por cortes de juros não ortodoxos pelo banco central.

A lira chegou a perder mais de 1%, aproximando-se da marca psicológica de 10 por dólar. A moeda turca perdeu dois terços de seu valor em cinco anos, corroendo a renda dos turcos junto com uma inflação de dois dígitos.

Os dados acima do esperado da inflação nos Estados Unidos impulsionavam o dólar, conforme os investidores avaliam um possível aperto monetário mais cedo do que o esperado pelo Federal Reserve,

Aumentos dos juros nos EUA tendem a tirar fundos de economias emergentes com dívida externa alta, como a Turquia.

A lira perdeu 25% de seu valor este ano devido principalmente a preocupações com a credibilidade da política monetária, conforme o presidente Tayyip Erdogan pressiona por juros mais baixos para impulsionar o crescimento apesar de a inflação estar perto de 20%.

Desde setembro, o banco central cortou os juros em um total de 300 pontos básicos, para 16%, argumentando que as pressões inflacionárias são temporárias. Analistas esperam mais afrouxamento apesar dos juros reais negativos.

PUBLICIDADE