PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Xi pede investimento em cooperação econômica e técnica em discurso à Apec

12/11/2021 11h29

Por Praveen Menon e Shashwat Awasthi

WELLINGTON (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta sexta-feira aos líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) que a cooperação econômica e tecnológica é importante para o bloco e deveria receber mais investimentos, informou a mídia estatal chinesa.

Falando por vídeo na cúpula de líderes da Apec, da qual o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também participa, Xi disse que a China expandirá "inabalavelmente" sua abertura para o mundo exterior e compartilhará suas oportunidades de desenvolvimento com o mundo e países da região da Ásia-Pacífico, disse a emissora estatal CCTV.

A cúpula dos países da Apec ocorre em meio ao forte comércio regional e a tensões geopolíticas, principalmente entre China e Estados Unidos.

O encontro vem ainda antes de uma esperada cúpula online entre Biden e Xi, prevista para segunda-feira, conforme as superpotências procuram evitar que as tensões crescentes entre as duas maiores economias do mundo se tornem um conflito.

A China deu o tom para a reunião de 21 membros da Apec nesta semana, com Xi alertando em uma gravação de vídeo na quinta-feira que a região não deve retornar às tensões da era da Guerra Fria.

O comentário foi visto como uma referência aos esforços dos Estados Unidos e aliados regionais para atenuar o que consideram a crescente influência econômica e militar coercitiva da China.

PUBLICIDADE