PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Lira turca despenca para perto de 11 por dólar enquanto após BC cortar juros

18/11/2021 10h09

Por Ali Kucukgocmen e Can Sezer

ISTAMBUL (Reuters) - A lira turca despencou para outra mínima recorte perto de 11 por dólar nesta quinta-feira, conforme o banco central da Turquia seguia com um corte nos juros que analistas dizem ignorar o colapso perigoso do mercado e a inflação próxima de 20%.

A lira caiu para 10,98 contra a divisa norte-americana em meio a negociações voláteis, antes de reduzir algumas perdas e ser negociada a 10,84 por dólar. A moeda teve queda de mais de 10% desde o início de novembro, fazendo com que o mês se tornasse o pior para a divisa desde a crise da lira em agosto de 2018.

Autoridades --que estão sob pressão do presidente Tayyip Erdogan por estímulo-- cortaram a taxa básica de juros em 100 pontos-base, para 15%. O banco contrariou as expectativas e reduziu os juros até agora em 400 pontos desde setembro.

"As fortes quedas da lira nos últimos dias claramente não foram suficientes para o banco central da Turquia enfrentar o presidente Erdogan", disse Jason Tuvey, do Capital Economics.

"Como os eventos se desenrolarão a partir daqui é extremamente incerto."

A moeda teve declínio de 32% neste ano devido a temores de um afrouxamento monetário prematuro e arriscado. Erdogan estimulou a venda generalizada na quarta-feira ao prometer continuar sua batalha contra os juros "até o fim".

A lira tem o pior desempenho nos mercados emergentes nos últimos anos. O colapso mais recente é o mais acentuado desde março, quando Erdogan demitiu o ex-chefe do banco central, Naci Agbal, considerado "hawkish" (inclinado a condições monetárias mais apertadas). Em meio à crise de 2018, a moeda caiu mais de 25% em uma semana.

(Reportagem adicional de Canan Sevgili em Istanbul e Karin Strohecker em Londres)

PUBLICIDADE