IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BC da China: é incerto se pressão da inflação é transitória

Uma grande preocupação de Yi Gang é o coronavírus -  Emil Kalibradov/Unsplash
Uma grande preocupação de Yi Gang é o coronavírus Imagem: Emil Kalibradov/Unsplash

18/11/2021 08h17

O presidente do banco central da China, Yi Gang, afirmou nesta quinta-feira que a inflação global aumentou com força e a questão sobre "se essa pressão inflacionária é transitória ainda permanece em debate".

"Novas variantes do vírus de Covid podem prejudicar a efetividade das vacinas, afetando as atividades econômicas e prejudicando as cadeias de oferta", disse ele em uma conferência online em Budapeste.

"O descompasso prolongado entre oferta e demanda vai dificultar uma recuperação econômica no longo prazo".

A China, segunda maior economia do mundo, apresentou uma recuperação impressionante dos danos causados pela pandemia no ano passado, mas desde então perdeu forma, já que enfrenta desaceleração no setor industrial, problemas de dívida no mercado imobiliário e surtos de Covid-19.

Yi Gang disse que a recuperação econômica global desacelerou desde meados do ano devido a repetidos surtos do vírus, choques nas cadeias globais de oferta e aumentos nos preços de energia.

Ao mesmo tempo, a inflação global "aumentou com força".

"O aumento dos preços de energia levou a escassez de energia em muitos países e provoca um debate internacional em torno da transição verde e seus impactos", completou ele.